Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

The Town: saiba como vai funcionar o transporte público durante o festival

Festival de música acontece em setembro no Autódromo de Interlagos

The Town: saiba como vai funcionar o transporte público durante o festival
The Town: saiba como vai funcionar o transporte público durante o festival - Foto: Divulgação/The Town

Durante os dias do The Town, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás, de metrô, funcionarão por 24 horas, assim como as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, de trens metropolitanos. O serviço em horário especial é fruto de uma parceria do The Town com a ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, respectivamente.

O serviço expresso terá embarque nas estações Barueri, da Linha 8-Diamante, e Pinheiros, da Linha 9-Esmeralda. Os passaportes do primeiro lote, incluindo ida e volta, podem ser adquiridos a partir de R$ 40 (ida e volta). Já o semiexpresso terá embarque nas estações Barueri, Carapicuíba, Osasco, Pinheiros, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi e Santo Amaro. Neste caso, o primeiro lote de ida e volta custará R$ 15.

Tanto no serviço expresso como no semiexpresso, o desembarque será na Estação Autódromo da Linha 9-Esmeralda, a menos de 700 metros de distância do portão de acesso, equivalente a 8 minutos de caminhada até a entrada do festival. Não haverá interferência na operação regular dos serviços das Linhas 8 e 9, que vão operar normalmente.

Durante os dias do festival, as linhas 4-Amarela, 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda funcionarão por 24 horas. O serviço em horário especial é fruto de uma parceria do The Town com a ViaQuatro, ViaMobilidade e ViaMobilidade Linhas 8 e 9, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens metropolitanos, respectivamente.

Além disso, no entorno do Autódromo de Interlagos serão feitos bloqueios de ruas de uma forma inédita para garantir maior segurança do público para a chegada aos portões de acesso. Portanto, a organização do evento recomenda que a melhor maneira para o público geral chegar ao The Town 2023 será por meio dos trens.

Confira como vai funcionar o serviço expresso

Serão trens exclusivos, com embarque no sentido de ida em horários e estações pré-determinadas e retorno conforme chegada na Estação Autódromo, também em horários pré-determinados.

As passagens para os serviços especiais poderão ser adquiridas antecipadamente por meio do site Passaporte Mobilidade. A validação das passagens será separada da validação do serviço regular, por meios específicos, que não os bilhetes usuais (por exemplo, QRCode, pulseira NFC).

Os caminhos até a plataforma de embarque serão sinalizados e orientados pelos Agentes de Atendimento e Segurança das estações, especialmente treinados.

O embarque será separado dos serviços regulares, em áreas designadas nas plataformas das estações selecionadas, não interferindo no embarque dos passageiros nos serviços regulares. Os tempos de viagem serão reduzidos, dada a menor quantidade de paradas. Os veículos serão devidamente identificados para os serviços especiais.

serviço expresso é previsto para acontecer utilizando vias das Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, com estações de embarque em Barueri, da Linha 8, no município de Barueri, e Pinheiros, da Linha 9, no município de São Paulo, com desembarque na Estação Autódromo da Linha 9.

Nas duas estações serão designadas áreas de pré-embarque para acomodação dos passageiros que vão ao The Town e orientação para o acesso à plataforma e ingresso nos trens especiais.

As partidas dos trens expressos da Estação Barueri e da Estação Pinheiros com destino à Estação Autódromo serão feitas com intervalo de 60 minutos. O serviço expresso será ofertado a partir das 12h e contará com, no máximo, 9 viagens de ida (previsão da viagem final de Barueri com partida às 20h).

Não haverá interferência na operação regular dos serviços das Linhas 8 e 9, que vão operar pelo período de 24h nos dias do evento.

Confira como vai funcionar o serviço semiexpresso

O serviço semiexpresso será um serviço de transporte de passageiros em viagens de ida e volta em trens exclusivos, com operação restrita aos dias que acontecem o festival, pelo período das 11h30 (primeira partida) até às 4h (última partida) em trens devidamente identificados, com áreas de embarque pré-definidas e separadas do serviço regular.

As passagens deverão ser adquiridas antecipadamente, com horário marcado na ida, conforme oferta de serviços. É previsto para acontecer utilizando as Linhas 8 e 9, com estações de embarque em: Barueri, da Linha 8, no município de Barueri. Carapicuíba, da Linha 8, no município de Carapicuíba. Osasco das Linhas 8 e 9 no município de Osasco, e Pinheiros, Vila Olímpia, Morumbi e Santo Amaro da Linha 9, no município de São Paulo, com desembarque na Estação Autódromo da Linha 9.

O serviço semiexpresso tem por objetivo dar maior permeabilidade aos serviços especiais e atender regiões estratégicas da Região Metropolitana de São Paulo, incluindo municípios de maior demanda, além de áreas de hotelaria e grande fluxo de turistas, como a região da Vila Olímpia e Av. Luis Carlos Berrini, no município de São Paulo.

As partidas dos trens do serviço semiexpresso serão feitas com 30 minutos de diferença em relação ao serviço expresso. Serão ofertadas, no máximo, 9 viagens semiexpressas a partir das 11h30 (com previsão da viagem final de Barueri com partida às 19h30).

Horário de funcionamento

Das 11:30 às 19:30 e da 00:00 às 4:00

Na volta para casa do The Town, os pontos de parada serão nas estações Barueri, Carapicuíba, Osasco, Pinheiros, Vila Olímpia, Berrini, Morumbi e Santo Amaro.

Além disso, será definida uma estratégia de separação de fluxos e acesso dos passageiros na Estação Autódromo da Linha 9, separando o acesso dos usuários dos serviços especiais e do serviço regular, reduzindo inclusive a pressão nos pontos de validação de bilhetes de transporte na linha de bloqueios.

Adicionalmente, será realizada uma campanha nos canais oficiais da ViaMobilidade Linhas 8 e 9 e estações do sistema para aquisição antecipada de bilhetes de transporte para o serviço regular, dada a indisponibilidade de venda de bilhetes de transporte no período entre 00h e 4h.

Integrações

A Linha 8-Diamante realiza integração com a Linha 9-Esmeralda (nas Estações Osasco e Presidente Altino). Já a Linha 9-Esmeralda integra com a Linha 5-Lilás de metrô (na Estação Santo Amaro) e com a Linha 4-Amarela de metrô (na Estação Pinheiros).

Em todas as estações, serão facilitadas as conexões com serviços de táxi e transporte por aplicativos durante todo o período de funcionamento das estações, em áreas sinalizadas para embarque e desembarque, para realização dos deslocamentos de last mile dos usuários, ou seja, até o destino final.

Além disso, haverá uma rede de estacionamentos integrados (próximos às estações) para ônibus fretados, vans e automóveis, cuja reserva antecipada de vagas também poderá ser feita com antecedência, por meio da empresa parceira, a Coopark, especializada em reserva de vagas de estacionamentos para grandes eventos em várias cidades do país.

Mais notícias para você

Entretenimento

E se eu te falar que já sabemos as celebridades que não vão aparecer no Met Gala?

Entretenimento

Venha conferir o seu horóscopo deste domingo (28)!

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita