Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Guia de sobrevivência do estagiário: Michel Kalil, do @graninhax, dá dicas para administrar o seu dinheiro

Guia de sobrevivência do estagiário: Michel Kalil, do @graninhax, dá dicas para você administrar seu dinheiro
Guia de sobrevivência do estagiário: Michel Kalil, do @graninhax, dá dicas para você administrar seu dinheiro

Você sabe administrar o seu dinheiro? Bom, não é preciso ser expert em finanças para organizar o salário, mas quando ainda precisamos lidar com as demandas do estágio e faculdade, sobra pouco tempo para pensar em como poupar e lidar com os recursos – que nesse período da vida costumam ser poucos.

Para construir um verdadeiro guia de sobrevivência do estagiário que quer ser mais responsável com seu dinheiro, a todateen bateu um papo com Michel Kalil, dono do divertido perfil @graninhax. Mesmo que você ainda não esteja ganhando seu salário, ou se já passou da fase de estágio, vale conferir as dicas de iniciantes no mundo das finanças.

1. Fique de olho nos gastos

Essa é a dica mais valiosa: organize suas contas e quanto gasta por mês. Diante deste plano, fica mais fácil visualizar quanto estamos gastando com coisas desnecessárias e o valor máximo que pode ser economizado e ir para uma conta poupança, por exemplo. “Como usar melhor sua grana, se ela se vai e você nem sabe como?”, pontua Kalil.

“Vamos de app de organização financeira e comece a registrar e a controlar toda saída de dinheiro da sua conta. Nunca é tarde pra ter um orçamento, definir um destino pra cada centavo que recebe e encontrar jeitinhos de economizar”.

2. Rolês caros? Só pare!

O problema da vida de estagiário é que o salário muitas vezes não é compatível com os preços da diversão pós-faculdade, mas dá para equilibrar. “Defina um limite de gastos pra diversão. Aproveite os descontos pra estudantes em cinema, lojas, academias, restaurantes, livrarias e passagens pra viagens. Se ainda não tem a carteirinha de estudante, bora se organizar pra fazer”.

E se você puder aliar o lazer com a economia, melhor ainda: “Pesquise rolês gratuitos ou com preços promocionais,  substitua festas por resenhas em casa com a contribuição dos amigos”.

3. Dê um zoom nas metas

Crie metas que façam sentido para você poupar um pouco do seu salário do estágio. Tenha um foco, seja algo durante o período do curso, como um intercâmbio ou para quando terminar a facul, como abrir seu escritório. As metas te guiam para os seus objetivos, te lembrando o porquê dos seus esforços pra economizar”. 

Isso nem é dica, é manta para manter o equilíbrio!

4. Junte-se a outro estagiário

O conselho é sempre buscar uma forma de dividir a conta, e se for com outra pessoa na vida de correria e salário baixo, uma rede de apoio vai se formando.

Kalil dá alguns exemplos: “Se você saiu de casa pra estudar e está se virando com o salário do estágio, uma alternativa de economia é encontrar outro universitário liso pra compartilhar as despesas. Além do aluguel, vocês podem dividir os custos com alimentação, produtos de limpeza e higiene, contas de internet, água e luz. Morar em uma república também pode ser uma alternativa”.

5. Chega de susto com a fatura 

Se você quer economizar, precisa parar de utilizar aqueles aplicativos e sites que descontam do seu cartão de crédito. Afinal, depois de algumas corridas e entregas de comida na promoção, a surpresa é se deparar com uma fatura inesperada.

“Não use o limite do cartão de crédito como uma extensão da sua renda. Isso pode atrapalhar a gestão do seu salário e até gerar dívidas. Use apenas em emergências, para comprar coisas essenciais ou itens mais caros, que precisam parcelar”.

6. Faça seu salário render

O dono do @graninhax separou as seguintes metas:

– Não coma fora, leve lanches e o almoço de casa;

– Use o busão, busque caronas, pesquise passagens integradas;

– Entre em grupos de estudos que compartilham materiais, livros e apostilas;

– Dê uma segurada em comprinhas supérfluas;

– Escolha bancos que oferecem vantagens pra universitários, de preferência, sem taxa.

7. De olho no futuro

Para finalizar, Kalil afirma que é um erro não pensar em um futuro, mesmo que pareça distante. Por isso, desde já coloque nas metas reservas de dinheiro para emergência, investimento na sua educação (cursos rápidos, idiomas ou outras aulas que possam dar aquele up no currículo), e é claro, a sua aposentadoria.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por todateen (@todateen) em

Mais notícias para você

Entretenimento

Forbes divulgou a lista de bilionários (e te contamos os principais nomes)

Comportamento

Os tão sonhados dezoito anos chegaram, mas você ainda não sabe o que fazer para atingir suas metas? A gente te explica!

Entretenimento

O cantor fez um novo álbum que lhe rendeu 1 bilhão. Por motivos de saúde e exaustão Justin Bieber pensa em se aposentar

Comportamento

Conseguir decolar na música não é tão fácil, mas quando rola parece que todo mundo ganha. Os artistas realizam seus sonhos e o público...