Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Enem: 6 filmes para estudar História e Geografia

Separamos filmes para você relaxar e estudar ao mesmo tempo!

Enem: 6 filmes para estudar História e Geografia
Enem: 6 filmes para estudar História e Geografia - Foto: Divulgação/Disney+

Com o Enem chegando, assim como os outros vestibulares, os estudantes entram na reta final da preparação. Além do conteúdo que foi estudado durante o ano, é válido também usar fontes diversas para ganhar repertório, como jornais, documentários e livros contemporâneos. Por exemplo, assistir a filmes sobre épocas específicas pode ajudar a entender melhor o contexto geopolítico.

Por isso, o professor de Geografia do Colégio Marista Santa Maria, Guilherme Alpinhaky da Silva Carmassi, nos ajudou a fazer uma curadoria de longas metragens que abordam temas cobrados nesses vestibulares.

Estrelas além do tempo

Na competição entre Estados Unidos e Rússia pela conquista do espaço durante a Guerra Fria, a NASA contou com a participação decisiva de uma equipe inovadora: um grupo de cientistas mulheres afroamericanas. Estas mulheres lideraram uma das maiores operações tecnológicas registradas nos EUA e se tornaram heróis da nação.

Disponível em: Disney+

Temas relacionados ao ENEM e vestibulares: Corrida Aeroespacial, Guerra Fria, Segregação Racial nos EUA, Violência de Gênero, 3ª Revolução Industrial

Feito na América

Durante a década de 1980, Barry Seal, um piloto oportunista da Trans World Airlines, é recrutado de surpresa pela CIA para realizar uma das maiores operações secretas da história dos Estados Unidos.

Disponível em: Star+, GloboPlay e Prime Video (Amazon)

Temas relacionados ao ENEM e vestibulares: Bastidores dos organismos de inteligência (CIA), interferência dos EUA na América Latina, Narcotráfico, Guerra Fria

Ponte dos espiões

Durante a Guerra Fria, a União Soviética capturou o piloto americano Francis Gary Powers, após derrubar seu avião U-2 de espionagem. Posteriormente condenado a dez anos de prisão, a única esperança de Powers era o advogado James Donovan, sem experiência na área legal. Ele foi recrutado pela CIA para defender Rudolf Abel, um espião russo condenado por espionagem nos EUA. A estratégia era trocar Abel por Francis, sem envolver os governos dos dois países.

Disponível em: Play Filmes (Google) e Claro TV+

Temas relacionados ao ENEM e vestibulares: contexto da Guerra Fria, divisão de Berlim e da Alemanha após a II Guerra Mundial, funcionamento dos organismos de inteligência (CIA, KGB).

Sérgio

O filme conta a história de Sérgio Vieira de Mello, um diplomata  brasileiro experiente que foi enviado pela ONU ao Iraque durante a invasão dos EUA. Mello tinha experiência em resolução de conflitos e era fortemente considerado para o cargo de Secretário-Geral da ONU. O filme mostra a biografia de Mello, bem como as relações diplomáticas nas Nações Unidas e o cenário geopolítico da “Guerra ao Terror” dos EUA.

Disponível em: Netflix

Temas relacionados ao ENEM e vestibulares: Guerra do Iraque, Geopolítica, Organizações Supranacionais (como a ONU), Relações Internacionais.

O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias

Em 1970, Mauro é um garoto mineiro com 12 anos, fã de futebol e jogos de botão. Seus pais saem de férias de maneira inesperada e, para ele, sem motivo. Entretanto, a realidade é que, para fugirem da perseguição política, os pais de Mauro o deixam com seu avô paterno. Porém, o avô enfrenta problemas, e Mauro passa a ficar com Shlomo, um idoso judeu solitário, vizinho de seu avô.

Disponível em: Play Filmes (Google)

Temas relacionados ao ENEM e vestibulares: contexto da ditadura militar brasileira.

Sob a pata do boi

Por fim, temos “Sob a Pata do Boi”. Na década de 1970, a Amazônia estava intacta e quase não tinha gado. Hoje, tem 85 milhões de cabeças de gado, equivalentes a três para cada habitante humano. A floresta se reduziu drasticamente, equivalente ao tamanho da França, desde então, e 66% desta área foi transformada em pastagens. O governo incentivou a chegada de milhares de fazendeiros de outras partes do país e tornou o gado uma importante bandeira econômica e cultural da Amazônia, produzindo poderosos políticos como defensores.

Disponível em: Prime Video (Amazon)

Temas relacionados ao ENEM e vestibulares: cadeia produtiva do agronegócio brasileiro, sustentabilidade, relações de trabalho, questão fundiária brasileira.

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a aderir ao novo movimento que já é febre nas redes sociais

Beleza

Conheça a trend do TikTok que afirma que se maquiar com a energia do seu ascendente te deixa mais bonita

Horóscopo

Vem descobrir o que os astros reservam para você neste final de semana

Celebs

Anitta lançou seu novo álbum 'Funk Generation' nesta sexta-feira (26)