Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Insônia? Separamos algumas receitas de chá para te ajudar a cair no sono

Crédito: Shutterstock

Ter uma boa noite de sono é indispensável no dia a dia, afinal, precisamos recompor as energias. Por outro lado, com o estresse e correria na rotina, muita gente não consegue dar aquela desligada na hora de dormir, o que resulta em longas madrugadas em claro. Disso as ansiosas de plantão entendem.

Para quem não sabe, dormir também é super importante para colocar o metabolismo em ordem e regularizar os hormônios do corpo. As causas da insônia podem variar bastante, por isso é indispensável procurar um médico caso continue a enfrentar esse problema a longo prazo.

De primeira, algumas ações podem ajudar a acalmar o corpo próximo da hora de dormir e uma das alternativas são os chás. Algumas plantas e ervas tem propriedades calmantes, favorecendo o corpo a relaxar e cair no sono.

É pensando nisso que separamos três receitas para você testar! Só lembrando que a maior parte dos chás para dormir atuam no sistema nervoso central. Por isso, é importante que sejam consumidos, em média, de 30 a 60 minutos antes do sono para conseguir relaxar o corpo e a mente. As informações são lá do Bio Mundo.

Chá de Valeriana

Crédito: Divulgação

Sabia que o chá de valeriana é uma das opções mais estudadas para ajudar no tratamento da insônia? De acordo com estudos, a valeriana libera substâncias que aumentam a quantidade de GABA, um neurotransmissor responsável por inibir o sistema nervoso, ajudando a relaxar. A planta pode até aumentar o tempo de sono e diminuir o número de vezes que você acorda durante a noite.

Lembrete: não é muito recomendado para quem tem problema no fígado

Ingredientes

• 1 colher (de sopa) de raiz de valeriana seca;

• 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Colocar a raiz de valeriana na água fervente e deixar repousar entre 10 a 15 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber de 30 minutos a 2 horas antes de dormir.

Chá de erva-cidreira com hortelã

Crédito: Divulgação

A erva-cidreira é outra planta super indicada para tratar excesso de estresse e insônia. De acordo com algumas investigações feitas, a planta parece evitar a degradação de GABA no cérebro, o que potencializa o efeito deste neurotransmissor que tem como principal função relaxar o sistema nervoso.

Já a hortelã é uma ótima opção para ser usada em combinação com outros chás. Por ser um expectorante natural, ela facilita a respiração e proporciona refrescância, além de ser combativa contra a insônia.

Ingredientes

• 1 colher de folhas secas de erva-cidreira;

• ½ colher de folhas secas de hortelã

• 250 ml de água fervente.

Modo de preparo

Adicionar as folhas numa xícara com água fervente e deixar repousar por 5 a 10 minutos. Depois coar, deixar amornar e beber 30 minutos antes de dormir.

Chá de mulungu

Crédito: Divulgação

Aposto que você nunca ouvir falar desse, né? O chá de mulungu não é dos mais conhecidos, mas suas propriedades calmantes chamam bastante atenção. A erva é usada no combate ao estresse, insônia e ansiedade e aos sintomas da depressão, estimulando a liberação de hormônios que levam ao relaxamento e sensação de bem-estar, ou seja, acalmando os nervos.

Ingredientes

• 2 colheres de chá de casca de mulungu;

• 250 ml de água.

Modo de preparo

Colocar a casca na água fervente e deixar repousar entre 10 a 15 minutos. Depois, coar, deixar amornar e beber 30 minutos a 2 horas antes de dormir.

E aí? Qual você vai testar primeiro?

Mais notícias para você

Comportamento

Alô, insônia de plantão! Quem sofre com esse problema sabe muito bem o desgaste que gera e como isso acaba afetando o dia a...