Fale conosco

O que vc está procurando?

Entretenimento

Leitura necessária: ‘O Ódio Que Você Semeia’ aborda racismo e violência policial exatamente como vemos hoje

O ano é 2020 e as pessoas ainda têm que protestar pelos direitos de homens e mulheres negros se sentirem seguros nas ruas. Em Minnesota, nos Estados Unidos, já são 4 dias consecutivos de protestos que começaram após a morte de George Floyd, um homem negro que foi abordado por policiais e acabou morto.

Segundo um vídeo divulgado pelas redes sociais, durante a abordagem, um dos policiais se ajoelha em cima do homem, que fala repetidamente que não consegue respirar. Mesmo assim, ele não é solto e acaba morrendo. Essa não é a primeira vez que uma pessoa negra é morta nas mãos de autoridades. Aqui no Brasil também temos nossos casos. O mais recente – que sabemos – é o de João Pedro. Um menino de 14 anos que foi baleado e morto enquanto brincava com seus amigos.

E é justamente sobre isso que o livro O Ódio Que Você Semeia fala. Segundo a sinopse, Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial: “Não faça movimentos bruscos, deixe sempre as mãos à mostra, só fale quando te perguntarem algo, seja obediente.”
Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto.
Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos – no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa.

Bem parecido com o que tem acontecido nos dias de hoje, não é? O livro é leitura obrigatória para quem quer entender mais sobre o assunto. Obviamente, é uma ficção, mas sobretudo nesses tempos, poderia muito bem ser um depoimento sobre alguns desses jovens.

E, para quem não se interessa por livros, a história também foi adaptada para o cinema, e a gente deixa aqui o trailer:

Mais notícias para você

Entretenimento

Cantora lança o álbum "The Tortured Poets Department" nesta sexta-feira (19)

Entretenimento

Produtora está atrás de atores e não-atores entre 15 e 21 anos; vem saber tudo

Entretenimento

Selecionamos 5 livros para comemorar essa data do melhor jeito: lendo!

Comportamento

O Kindle é um aparelho compacto e fácil de transportar