Fale conosco

O que vc está procurando?

Saúde

Tudo o que você precisa saber sobre pílula anticoncepcional

Pílula anticoncepcional: tudo o que você sempre quis saber

anticoncepcional
Uma das principais neuras das meninas antes de ter a primeira vez é o medo de engravidar. “E se logo na primeira vez eu ficar grávida? Mas eu sou tão nova! Como vou cuidar do bebê? Meus pais vão me matar!”. Se você tem ou já teve este tipo de preocupação, é sinal de que você é uma menina responsável e quer se cuidar. E isso é ótimo!
Existem métodos anticoncepcionais supereficazes e acessíveis. Os principais são a camisinha – que, além de tudo, é a única que te protege das DSTs (Doenças Sexualmente Transmissíveis) – e a pílula anticoncepcional.
Como a pílula é o que mais mexe com nosso corpo, fizemos um interrogatório com o ginecologista Sérgio Ramos para que você saiba como ela funciona, tintim por tintim!
pílula anticonceptional

Sem desculpas para não usar

Quando o assunto é pílula, ouvimos várias “teorias” e “mitos” que as pessoas contam por aí: pílula engorda, dá espinhas, dá câncer, diminui o prazer sexual, diminui chances de engravidar… Mas fique tranquila: segundo o ginecologista, o efeito é exatamente o contrário: “existem pílulas que evitam o acúmulo de líquidos, que tratam as espinhas e não há provas científicas de que elas causem câncer ou infertilidade”. Quanto ao prazer sexual, não tem coisa melhor para a relação do que estar tranquila e sem neuras, não é?

Se você não tomar direitinho, vai ter problemas

Quem nunca ouviu aquela história da amiga da vizinha que engravidou mesmo tomando pílula? O médico explica que, quase sempre, isso acontece porque a pessoa não tomou direito as pílulas. Os erros mais frequentes (e que você não vai cometer) são:
1. Invenção: “cada menina inventa uma maneira de tomar a pílula, ensina para suas amigas e pode acabar engravidando”, diz o ginecologista. “Pílula só tem uma maneira de tomar e não se devem inventar outras”. Ou seja: tomando de acordo com a recomendação do seu médico ou da bula do medicamento.
2. Esquecimento: ISSO NÃO PODE ACONTECER, mas se acontecer, você precisará redobrar os cuidados. Com um dia de esquecimento, a pílula já pode perder o efeito. A melhor dica é escolher um horário para tomar diariamente (como hora do almoço ou antes de dormir). Vale a pena colocar um lembrete no seu celular. Faça de tudo, só não deixe de tomar!

“Esqueci de tomar um dia! E agora?”

Segundo o Dr. Sérgio, a pílula perde o efeito em aproximadamente 6 horas, no caso de esquecimento. Ele orienta: “tome logo que lembrar, continue tomando as outras no horário normal e use camisinha até o final desta cartela”. Isto porque, a esta altura, o risco de engravidar já aumentou muuito… Agora, se você é do time das esquecidinhas, pense se não é o caso de usar outros métodos, como adesivos ou injeções, que podem ser semanais, mensais ou trimestrais, ok?

Tudo o que você perguntaria ao ginecologista

Qual a diferença entre a pílula do dia seguinte e a normal?
Elas não tem nada, absolutamente nada a ver. A pílula do dia seguinte não é uma pílula anticoncepcional, evita gravidez muito mal, tem taxas de falhas enormes e só deve ser usada em casos de absoluta emergência. Não substitui a pílula anticoncepcional de maneira alguma.
Existe idade para começar a usar?
Quando a menina começa a ter relações sexuais e já tem o ciclo menstrual regular, pode iniciar o tratamento.
Existe tempo máximo para usar?
Não existem trabalhos científicos, que são as referências que os médicos usam, que mostrem que o uso contínuo da pílula pode realmente causar infertilidade ou câncer. Então, não há um prazo máximo. Use sempre!
Em quais casos é recomendado o uso de pílula?
Pílula não é só indicada para quem não quer engravidar, mas para tratamentos de com acne, problemas com cólica, com TPM, com endometriose e com outros sintomas e/ou doenças ligadas ao ciclo menstrual.
Quais são os possíveis efeitos colaterais? Todo mundo tem?
Pílula é um medicamento e como qualquer medicamento tem indicações e contraindicações. Existem diversos tipos de pílula porque existem diversos tipos de garotas e mulheres. Para ter certeza a que mais fará bem ao seu organismo você deve procurar um ginecologista sem medo. Ele vai dar a melhor orientação, além de te ensinar, na prática, como se organizar com a pílula.
LEIA TAMBÉM
Consultoria: Dr. Sérgio Ramos, ginecologista – Design: Júlia Santini/Colaboradora
275 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você