Você sabia que os filtros do Instagram que você tanto gosta e usa no dia a dia podem ser racistas? Muita gente nunca parou para pensar nisso, mas a problemática é mais do que real! Em seus stories do Instagram, João Luiz Pedrosa, professor de geografia falou mais sobre o assunto.
O ex-BBB21 reclamou que alguns filtros modificam suas características, afinando o nariz, deixando os lábios mais finos e alterando a cor da pele! “Gente, vocês já perceberam que tem uma série de filtros aqui no Instagram que não foram pensados pra pessoas de pele negra? Eu peguei um aqui agora que afinou meu nariz, me deixou com os lábios fininhos e eu fiquei laranja“, disse ele, falando de sua própria experiência.
No entanto, alguns seguidores não entenderam a problemática e foram atacar João. No Twitter, ele desabafou sobre os comentários que recebeu depois de evidenciar o problema na rede social:
“Fiz um post ontem sobre filtros do insta que afinam os traços das pessoas pretas e vocês não tem noção do tanto de gente que veio me falar que é exagero.. mimimi, além dos inúmeros comentários no meu direct. Às vezes eu acho que vocês só querem justificativa pra destilar racismo mesmo.”
Por fim, João Luiz ainda levantou o questionamento: “Falei alguma mentira?”. A resposta é não. Segundo alguns pesquisadores da área, isso realmente acontece e é porque os algoritmos por trás dos filtros reproduzem falhas do comportamento social ainda presente. Ou seja, podem reproduzir sim o racismo, já que a inteligência artificial responsável aprende com dados estruturais da sociedade.