Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

5 filmes nacionais para você usar na redação do Enem

Crédito: Shutterstock

O Enem tá chegando aí! Durante os dias 21 e 28 de novembro, milhões de estudantes vão prestar a prova que serve como porta de entrada para muitas universidades. Inclusive, se você está nervosa para a avaliação, respira fundo! Nós já separamos algumas dicas bem bacanas por aqui para te ajudar a aliviar essa ansiedade.

Além das 180 questões sobre as diversas áreas do conhecimento, englobando Linguagens e Códigos, Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Matemática, a prova também conta com a aguardada redação. A partir de um tema específico, os candidatos produzem um texto dissertativo-argumentativo.

Claro que, para estar bem preparada, é super importante estudar muito, mas outro conhecimento também pesa nessa hora: o repertório sociocultural. Aqui a gente pode incluir tudo que pode se relacionar com cultura, desde teorias e livros até filmes e séries. Na hora de montar a redação, incluir essas referências para fazer reflexões são fundamentais para enriquecer o texto.

As portas ficam abertas para elaborar menções do tipo, desde que você consiga relacioná-las com o tema proposto pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), responsável pelo Enem. Como esse tema só é revelado na hora da prova, alimentar o repertório pode te ajudar bastante na argumentação.

Pensando nisso, separamos cinco filmes nacionais super aclamados pela crítica e que abordam várias questões presentes na sociedade brasileira. Você não pode deixar de assistir!

Aquarius (2016)

O longa é ambientado na cidade de Recife, mais especificamente um antigo edifício na orla da praia de Boa Viagem. O prédio, chamado de “Aquarius”, atraiu o interesse de uma construtora em demoli-lo para construir um condomínio de luxo. Totalmente contra essa proposta, a moradora Clara, uma jornalista já aposentada de 65 anos, quer defender seu apartamento, onde viveu a vida toda.

Temas principais: patrimônio, memórias, envelhecimento, sexualidade na terceira idade e especulação imobiliária

Onde assistir? Netflix

Bacurau (2019)

Quando os moradores de Bacurau, um pequeno povoado do sertão brasileiro, descobrem que a comunidade não consta mais em qualquer mapa, começam a levantar suspeitas. Drones passeiam pelos céus e estrangeiros chegam à cidade, o que levanta ainda mais o estranhamento. Quando carros são baleados e cadáveres começam a aparecer, os habitantes concluem que estão sendo atacados. A partir daí, o grupo precisa identificar o inimigo e criar coletivamente um meio de defesa.

Temas principais: importância e organização da comunidade, valorização da cultura, memória, xenofobia, patriotismo, resistência, desigualdade social e pobreza.

Onde assistir? Globoplay

Cidade de Deus (2002)

O filme acompanha Buscapé, um jovem pobre, negro e sensível, que cresce em um universo de muita violência. Ele vive na Cidade de Deus, favela carioca conhecida por ser um dos locais mais violentos do Rio. Apesar de ter medo sobre a possibilidade de se envolver com a vida do crime, Buscapé consegue seguir carreira como fotógrafo. É por meio de seu olhar atrás da câmera que ele analisa o dia a dia da favela em que vive, onde a violência aparenta ser infinita.

Temas: violência urbana, tráfico de drogas, desigualdade social, favelização, criminalidade entre jovens, redução da maioridade penal e racismo.

Onde assistir? Globoplay

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)

Bem na onda de filmes coming of age, o longa segue Leonardo, um adolescente cego que tenta lidar com a mãe superprotetora ao mesmo tempo em que busca sua independência. No meio disso, um menino chamado Gabriel chega na cidade e novos sentimentos começam a surgir em Leonardo, fazendo com que ele descubra mais sobre si mesmo e sua sexualidade.

Temas: diversidade sexual, bullying e inclusão escolar, preconceito e discriminação a pessoas com deficiência e LGBTs.

Onde assistir? Telecine

Que Horas Ela Volta? (2015)

Val é uma babá e empregada doméstica que trabalha em São Paulo, mas há anos deixou a família no interior de Pernambuco para tentar conseguir melhores condições de vida para a filha. Certo dia, ela recebe um telefonema da filha, dizendo que quer ir para São Paulo prestar vestibular. Porém, quando ela chega, a convivência não é nada fácil. Os chefes de Val recebem sua filha de braços abertos, mas as coisas complicam quando as diferenças entre Val e a garota transparecem.

Temas: desigualdade social, preconceito, segregação, exploração do trabalho, relações sociais, preconceito linguístico, conflitos de classes sociais e acesso à educação.

Onde assistir? Globoplay

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a arrasar na redação do Enem e garantir o notão dos sonhos

Comportamento

O prazo para solicitar a isenção da taxa de inscrição do Enem vai até 26 de abril

Comportamento

O Aprova Total separou dicas importantíssimas sobre possíveis assuntos da próxima redação do Enem

Comportamento

Te ajudamos a superar a procrastinação e arrasar nos seus estudos nesse começo de ano