Fale conosco

O que vc está procurando?

Saúde

Dúvidas sobre menstruação: esclarecemos as mais frequentes!

Ciclo menstrual, cólica, absorventes… agora você vai saber de tudo!

Dúvidas sobre menstruação
Foto: Shutterstock

Pode reclamar à vontade, mas ela vai aparecer todo mês pra você. Sim, claro que estamos falando da menstruação! E quanta dúvida que envolve esse assunto, né? A especialista em ginecologia e obstetrícia Heloisa Brudniewski responde agorinha as mais frequentes dúvidas sobre menstruação.

Resultado de imagem para gif alivio

Chega de ter dúvidas sobre menstruação!

Tire suas dúvidas sobre menstruação:

Afinal, o que é exatamente a menstruação?

A menstruação é um período que acontece a cada 28 dias onde um fluxo de sangue é liberado pelo corpo da mulher através da vagina.”Ela é o resultado da descamação de um revestimento que existe nas paredes internas do útero (endométrio) e acontece quando não houve a fecundação do óvulo por um espermatozoide, ou seja, você não está grávida. Geralmente ela ocorre 14 dias após a ovulação”, explica a ginecologista Paula Marcovici.

Existe uma idade certa pra menstruar?

A menarca (primeira menstruação) geralmente ocorre entre os 9 e 17 anos. Não existe uma idade exata em que isso vai acontecer. “O que determina isso são os hormônios, junto com a genética, alimentação e o estilo de vida”, esclarece a Dra. Paula Marcovici.

“Se minha mãe menstruou pela primeira vez com determinada idade, eu devo menstruar na mesma época que ela?”

A idade da primeira menstruação depende de fatores genéticos (como a idade em que sua mãe começou a menstruar) e ambientais, como nutrição e massa corporal. Ou seja, apesar de você ter grandes chances de menstruar na mesma época em que a sua mãe teve a sua primeira menstruação, isso não é uma regra.
Resultado de imagem para gif mae e filha

Quais mudanças acontecem no corpo depois da primeira menstruação?

A primeira menstruação sinaliza o início da sua função reprodutiva, ou seja, seu corpo já está pronto para uma gravidez. Este período é marcado por um aumento da produção de hormônios que desenvolvem as características sexuais femininas (aumento dos seios, surgimento de pelos na região genital e desejo sexual). Essas mudanças começam antes da primeira menstruação, porém se acentuam ainda mais após ela acontecer.

Como funciona o ciclo menstrual?

O ciclo começa com a menstruação e leva 28 dias. Em geral, são 14 dias da fase folicular, que acaba com a ovulação, época em que a mulher fica fértil e propensa a engravidar. A fase ovulatória dura entre 16 e 32 horas e é nela em que o desejo sexual e a lubrificação da mulher ficam em alta. Depois, chega a fase lútea, que é quando o óvulo se prepara para a fecundação, Logo depois, chega a TPM e novamente a menstruação.

Se a menstruação atrasar, necessariamente eu estou grávida?

Não, a menstruação pode atrasar por conta de uma desregulação no seu ciclo menstrual, um problema hormonal ou até emocional. Isso é comum principalmente em meninas que tiveram a primeira menstruação recentemente. Caso isso aconteça, você deve procurar um ginecologista para que o diagnóstico seja feito corretamente.

Resultado de imagem para gif menina preocupada

É normal o ciclo ser irregular no início?

É bastante comum nos dois primeiros anos. Devido à “imaturidade” do eixo hormonal, podem ocorrer ciclos longos ou supercurtos, além de ficar vários meses sem menstruar ou, às vezes, menstruar mais de uma vez no mês. As maiores dúvidas sobre menstruação envolvem o ciclo irregular, mas cada caso é um caso, então, é bom procurar um ginecologista para sanar as dúvidas e avaliar o seu quadro corretamente.

Pílula anticoncepcional ajuda a regular a menstruação?

Sim. Além disso, ela diminui o fluxo menstrual, diminui a cólica e minimiza os efeitos da TPM. Mas, como nem tudo são rosas, as pílulas anticoncepcionais possuem muitos hormônios e podem causar efeitos colaterais graves. Por isso, é melhor recorrer a ela apenas em caso de muita necessidade e sempre com a orientação do médico, ok?

Até que ponto é considerado “normal” ter a menstruação desregulada?

É considerada preocupantemente desregulada a menstruação que tem intervalo maior que 35 dias. Aquela que antecipa ou atrasa por poucos dias já não é considerada anormal. Quando fica irregular, talvez sinalize a presença de distúrbios hormonais e merece ser investigada.

Essa desregulação pode ser decorrente de doenças da tireoide, hipófise, síndrome dos ovários policísticos ou ainda situações que interferem no controle do ciclo menstrual, como exercícios intensos, estresse, uso de medicamentos ou dietas muito rigorosas. O ideal é conversar com um médico para saber do seu caso.

Resultado de imagem para gif menina pensativa

Quais sintomas são ok durante o ciclo menstrual?

Inchaço, dores na região lombar e abdominal, nas mamas e de cabeça e, às vezes, alterações intestinais. Apesar de normais, esses sintomas devem ser tratados dependendo da intensidade.

Por que sentimos cólica? Como evitá-la?

“Como o orifício do colo uterino onde essa camada será expelida é muito estreito, o útero se contrai para eliminá-la totalmente. E é essa contração que causa a cólica menstrual”, explica o ginecologista Élvio Floresti. Ela pode ser evitada ou tratada através da melhora da alimentação, uso de remédios específicos para cólica, uso de anticoncepcionais, entre outros. Se a dor te incomodar muito, procure o médico e veja qual o melhor tratamento para você!

É possível engravidar transando menstruada?

É possível sim e, quanto mais curto o ciclo menstrual, maior a facilidade de isso ocorrer. Não há uma garantia de que você não engravidará, então, camisinha sempre! Vale lembrar que ela também é importante para prevenir a transmissão de DSTs.

Resultado de imagem para gif menina confusa

Meninas virgens podem usar absorvente interno ou coletor menstrual?

Depende de como você define virgindade. Se for pelo rompimento do hímen (membrana que fica na entrada da vagina), existe sim um risco, apesar de pequeno, de rompê-lo ao colocar o absorvente ou o coletor.

Como escolher qual absorvente usar?

Segundo o ginecologista Sergio Kobayashi, não há uma fórmula pronta. É preciso experimentar e escolher aquele que mais a agrada. “O critério de escolha do tipo de absorvente depende da intensidade do fluxo menstrual e do ritmo de vida da menina”, explica o médico.

É possível não menstruar?

É possível sim, através do uso da pílula anticoncepcional sem interrupções ou usando o Diu liberador de levonorgestrel, um implante subcutâneo, um pequeno bastão flexível, mais fino com palito de dente, que é colocado sob a pele no antebraço. Ambos previnem a gravidez e fazem com que a mulher não menstrue.

Resultado de imagem para gif menina surpresa

Existem outras dúvidas sobre menstruação que a gente não respondeu aqui? Conta pra gente nos comentários!

Agora que você já tirou todas as suas dúvidas sobre menstruação, veja dicas sobre absorventes:

535 Comentário(s)

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Mais notícias para você

Comportamento

A todateen te explica por que menstruação e exercício físico não precisam ser inimigos

Comportamento

Mariana Betioli, especialista em saúde íntima, explica como o sexo pode ser aliado durante o período menstrual

Saúde

Você já imaginou o que pode vir com a chegada da menstruação? Para te dar uma introdução do que vem por aí, montamos um...

Comportamento

Te contamos tudo sobre esse substituto dos absorventes descartáveis