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Oscar: Academia toma decisão histórica e anuncia novas regras de representatividade para os indicados

Oscar: Academia toma decisão histórica e anuncia novas regras de representatividade para os indicados
Oscar: Academia toma decisão histórica e anuncia novas regras de representatividade para os indicados

Depois de muita militância, parece que o Oscar finalmente decidiu dar uma importância maior para a diversidade na premiação. Na última terça-feira (8), a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou novas regras para a indicação de filmes.

Buscando uma maior representatividade, a organização dividiu o regulamento em quatro categorias principais, com pelo menos dois tendo que ser respeitados pelos estúdios.

O novo regulamento vale apenas para os indicados na categoria de Melhor Filme e as regras já começarão a valer para a premiação de 2022, mas se tornando obrigatórias apenas em 2024. “Acreditamos que esses padrões de inclusão sejam o catalisador de uma mudança duradoura e essencial na nossa indústria”, afirmaram o presidente da Academia, David Rubin e a CEO, Dawn Hudson, que ainda disseram que este novo posicionamento serve para refletir “a nossa população global diversificada, tanto na criação de filmes como nas audiências que se conectam com eles”, comentaram os dois através do site oficial da Academia.

Abaixo, confira as novas implicações:

Padrão A – representatividade de temas e narrativas na tela

  • A.1: Pelo menos um dos atores principais ou coadjuvantes de destaque deve pertencer a uma etnia ou grupo racial pouco representado (asiático, latino/hispânico, negro, nativo-americano, norte-africano, nativo havaiano);
  • A.2: Pelo menos 30% de todo o elenco em papéis secundários ou menores devem pertencer a dois grupos pouco representados (mulheres, grupos raciais ou étnicos, LGBTQI+, pessoas com deficiência física ou cognitiva);
  • A.3: A história principal, tema ou narrativa deve ser centrada em um grupo pouco representado.

*1 de 3 critérios necessários.

Padrão B – liderança criativa e equipe do projeto

  • B.1: Pelo menos dois membros da liderança criativa e chefes de departamento – diretor de elenco, cinematógrafo, compositor, figurinista, diretor, editor, cabeleireiro, maquiador, produtor, designer de produção, decorador de set, editor de som, supervisor de efeitos visuais, roteirista – devem pertencer a um grupo pouco representado e pelo menos uma posição deve pertencer a uma etnia ou grupo racial pouco representado;
  • B.2: Pelo menos seis membros da equipe (com exceção de Produtor Associado) devem pertencer a um grupo pouco representado;
  • B.3: Pelo menos 30% da equipe técnica inteira deve pertencer a um grupo pouco representado.

*1 de 3 critérios necessários.

Padrão C: acesso à Indústria e oportunidades

  • C.1: O produtor ou distribuidor do filme deve financiar aprendizado/estágio remunerado para pessoas de grupos pouco representados; grandes estúdios devem ter presença substancial de aprendizes/estagiários assalariados de grupos pouco representados na maior parte dos departamentos (desenvolvimento/pré-produção, produção presencial, pós-produção, música, efeitos visuais, aquisições, administração, distribuição, marketing e publicidade); estúdios pequenos e independentes devem ter pelo menos dois aprendizes/estagiários assalariados de grupos pouco representados (pelo menos um de um grupo étnico ou racial pouco representado) em pelo menos um dos departamentos;
  • C.2: A companhia responsável pela produção, distribuição e financiamento do filme deve oferecer oportunidades de emprego ou capacitação para pessoas de grupos pouco representados.

*Ambos os critérios necessários.

Padrão D: desenvolvimento com a audiência

  • O estúdio tem executivos sênior de grupos pouco representados (pelo menos um de um grupo étnico ou racial pouco representado) em suas equipes de marketing, publicidade e distribuição.

 

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