Fale conosco

O que vc está procurando?

Comportamento

Exclusiva! Débora Aladim engaja na luta para propagar a educação pela internet

Crédito: Instagram/@dedaaladim | Shutterstock

Quem nunca passou pelo sufoco de não entender uma matéria da escola? A situação fica ainda pior quando se aproxima da semana de provas. É muito desespero, né? Uma alternativa encontrada por muita gente foi buscar videoaulas na internet.

Mas você já imaginou que uma estudante pudesse produzir esse tipo conteúdo? Com apenas 15 anos, a Débora Aladim começou a postar vídeos com resumos de diversos assuntos. Hoje, aos 22, ela é uma das principais influencers da área da educação e já acumula mais de 3 milhões de inscritos em seu canal do YouTube.

Em entrevista exclusiva para a todateen, Débora conta sobre a sua experiência compartilhando conhecimento na internet e como isso tudo começou.

“Eu brinco que o canal foi o acidente mais feliz da minha vida! Eu já tinha o hábito de fazer resumos antes da prova, e meus colegas usavam meus cadernos e pediam esses resumos, então comecei a fazê-los digitados para compartilhar por email com os colegas. Mas em 2013, não apenas meu computador estragou como eu machuquei o pulso e não pude escrever, então meus colegas de sala sugeriram fazer um resumo em vídeo pelo celular! Foi o primeiro vídeo do canal, que até hoje está disponível por lá”, explica.

Ela também conta que sempre foi uma boa aluna mas, durante o Ensino Médio, teve muita dificuldade com matemática e ciências. Quem nunca? O gosto pelos estudos foi o responsável por motivar Débora a se esforçar para superar essas dificuldades. Ou seja, nada de desistir! Afinal, ninguém é bom em tudo.

Essa motivação para aprender coisas novas acabou refletindo na vontade de passar conhecimento para as outras pessoas. “Eu gosto muito do alcance que consigo ter pela internet, de poder atingir públicos diferentes, ter centenas de comentários, feedbacks e conhecer tantas pessoas diferentes! Minha grande missão é a democratização da educação, eu sonho que um dia todas as pessoas (independentemente de gênero, localização e condição financeira) consigam ter acesso a uma educação de qualidade”, disse.

Apesar de abordar conteúdos gerais, Débora ficou super conhecida pelas videoaulas de História, Redação e até mesmo dicas para o Enem. Na visão dela, é super importante ter conteúdos assim na internet e encoraja mais pessoas a seguirem o caminho um pouco mais alternativo da educação.

“Eu acho que precisamos de mais professores blogueiros, é incrível ver que estamos entrando em ambientes novos e mostrando que dá pra estudar de forma mais descontraída! Tem espaço para todos na internet”, incentiva.

Inclusive, super engajada na arte de ensinar, ela organizou o curso “Estudar é resistir”. O projeto surgiu no início da pandemia, quando as aulas pararam e muita gente enfrentou dificuldades financeiras para conseguir estudar. Com objetivo de auxiliar os vestibulandos, o curso oferece um conteúdo bem completo por um preço simbólico (R$ 1,99) e conta com uma linguagem acessível, apostilas e até certificado de conclusão.

“Eu não esperava que as pessoas abraçassem tanto a ideia, e foi uma emoção enorme ver quantas pessoas assistiram e gostaram! A partir daí acabou virando um projeto anual!”, confessa.

Já formada em História pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Débora continua na internet depois de todos esses anos, mas conforme o tempo passa, as responsabilidades aumentam e as dificuldades também. Ela conta que a dinâmica do ensino à distância com os alunos e a cobrança em si mesma são os principais desafios. Não é nada fácil passar um conteúdo que seja simples de ser entendido por um público geral.

“Até o vídeo ser postado eu estou basicamente falando sozinha, então tenho que ter um tato na hora de gravar para tirar dúvidas que os alunos podem ter, enquanto os professores em sala de aula já recebem um feedback imediato e conseguem dar a aula de acordo com os alunos que estão ouvindo”, explica.

Para os próximos anos, Débora espera seguir trabalhando na internet, postanto seus vídeos. Apesar disso, ela também confessa ter o sonho de fazer um Mestrado ou uma segunda graduação, também na área de licenciatura. Nada segura ela! Mas abandonar a carreira na docência está totalmente fora dos planos.

“Mas, acima de tudo, espero que nos próximos anos a situação dos alunos brasileiros também esteja melhor, e que vários dos atuais alunos que me seguem já sejam alunos universitários e nem precisem mais ver meus vídeos! É triste me despedir, mas é minha maior alegria fazer parte da caminhada de cada um deles”, declara.

Por fim, vale ressaltar que a Débora vai participar de uma live super bacana no Instagram da todateen na próxima sexta-feira, 5 de novembro, às 16h. Lá ela vai dar conselhos para quem está prestes a entrar na faculdade, dicas de rotina de estudos para o vestibular e como usar a web de forma positiva. Não vai perder, viu? Já faz um lembrete!

Mais notícias para você

Comportamento

Te ajudamos a arrasar na redação do Enem e garantir o notão dos sonhos

Comportamento

Professores dão dicas para facilitar a vida dos alunos nessa época de retomada dos estudos

Comportamento

Te ajudamos a superar a procrastinação e arrasar nos seus estudos nesse começo de ano

Comportamento

Te contamos tudo o que você precisa avaliar antes de se inscrever com a nota do Enem