Fale conosco

O que vc está procurando?

Beleza

Roacutan afina o nariz? Veja o perigo da trend do TikTok!

Medicação só deve ser utilizada sob indicação médica.

Se você não consegue passar um dia ser dar uma olhadinha no aplicativo vizinho, ops, no TikTok, é bem provável que tenha visto a #RoacutanChallenge, uma tendência cheia de perigo.

A ideia que, inicialmente mostraria os efeitos do remédio para aquelas que convivem com acne, se transformou em um desafio à base de mentira quando alguns perfis passaram a compartilhar o antes e depois do nariz após o tratamento com a medicação, como se ela fosse responsável por afiná-lo. Que fique claro: isso não existe! Ok?

Para desmistificar o assunto, a TodaTeen bateu um papo com a dermatologista e médica tricologista Luciana Possini que explica o perigo por trás da trend. “O Roacutan é ácido retinoico, usado para inibir a hiperprodução das glândulas sebáceas, que provoca as acnes. Pelo tempo de uso, ele resseca bastante essas glândulas que fazem a hiperprodução de sebo, controlando as acnes e outras doenças. Seu uso é indicado para adolescentes com acnes moderadas e severas”.

E existe alguma possibilidade dele afinar o nariz?

A resposta é não! “Como ele faz essa diminuição das glândulas sebáceas do qual o nariz é lotado, dá uma falsa impressão de nariz mais fino, no entanto, ele só fica menos oleoso”, afirma.

E quais os riscos de tomar a medicação sem necessidade ou acompanhamento médico?

A Dra. Luciana cita que o Roacutan é um medicamento inteiramente metabolizado pelo fígado e consome grande parte da capacidade dessas glândulas hepáticas. Primeiro, o médico só pode prescrevê-lo após a realização de vários exames, além disso, deve estar ciente sobre quais medicamentos contraceptivos a paciente faz.

Tomá-lo sem acompanhamento pode levar desde uma disfunção hepática, até uma perda do fígado por doses inadequadas. Esses riscos aumentam ainda mais se a adolescente tomar outros remédios ou ingerir algum tipo de bebida alcóolica! Olha o perigo, amiga.

O recado que fica é: cuidado ao se jogar em tudo que bomba nas redes sociais. É importante ficarmos atentas quanto às brincadeiras e outros desafios.

Luciana Passoni é formada desde 2008 na Faculdade de Medicina de Catanduva (Famece). Nos dois anos seguintes, se especializou em clínica médica na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp). De 2011 a 2013, qualificou-se em dermatologia clínica cirúrgica e estética. 

Mais notícias para você

Moda

Te contamos tudo sobre a mais nova tendência de moda do TikTok

Entretenimento

Você provavelmente conhece o rostinho por trás da trend viral do TikTok

Curiosidades

A empresa ByteDance precisa vender o TikTok para alguma empresa do país ou ele será proibido no EUA

Comportamento

Te ajudamos a viralizar na rede social do momento com essas dicas